sexta-feira, 31 de julho de 2009

Jovem de Santa Maria retorna da China depois de tratamento com células-tronco


Duração: 02:23

Autor: RBS TV RS

Publicado em: 08/04/09


Jovem de Santa Maria que foi para a China para um tratamento com células-tronco voltou para a casa na última quinta-feira. Felipe dos Santos é portador de uma doença degenerativa que afeta os músculos. Depois de um mês fora do Brasil, foi recebido por amigos e parentes

quarta-feira, 29 de julho de 2009

SARA KELLY "EM BUSCA DE UM MILAGRE"

SARAH KELLY EM BUSCA DE UM MILAGRE

Sarah Kelly é uma criança de 5 anos de idade, portadora de doenças cardíacas congênitas (CIA, CIV, TGA e estenose pulmonar) + paralisia cerebral adquirida aos 5 meses numa parada respiratória num processo infeccioso durante um internamento.

Qual o custo desse tratamento?
Isso depende da patologia a ser tratada e da quantidade de aplicações de células tronco, o caso de Sarah foi aceito pela Beike, na China, para realizar o tratamento com células-tronco e com os valores de diárias, dos tratamentos, das aspirações, exames, estadia, comida, etc... dentre tudo isso o tratamento de Sarah vai custar $ 60 mil doláres, cerca de 120 mil reais.

DOAÇÕES:

Banco Bradesco:

Ag: 2273-0
Conta Poupança: 1004180-5
Favorecido: Sarah Kelly Bezerra S. Miranda

Banco do Brasil:

Ag: 3218-2
Conta Poupança: 14470-3
Favorecido: Sarah Kelly Bezerra S. Miranda

Conheça o drama de Sarinha, acessando o Blog: http://sarahkelly.webnode.com

E-mail: sarah2004kelly@hotmail.com


Comunidade no Orkut: SARAH KELLY VAI PARA À CHINA
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=92515395

OLIVINHA E FERNANDINHA

OLIVINHA E FERNANDINHA...UNINDO HISTÓRIAS POR UM SONHO

Acesse o site http://www.olivinha.com.br e conheça a história de Olivinha e Fernandinha e saiba como ajudá-las. Participe dos eventos e ajude com a compra dos produtos que estão sendo vendidos em prol da Campanha das meninas.

A história da menina Fernanda Rossoni Vargas é semelhante a da Olivinha. Por este motivo as familias se uniram e a menina Fernanda também irá para China em busca da cura com o tratamento com células tronco. As meninas Fernandinha e Olivinha viajarão juntas para o tratamento no mesmo local , agora mais do que nunca a campanha vai ganhar cada vez mais força. As duas meninas são de Novo Hamburgo , e tiveram o mesmo tipo de acidente na piscina , porém em épocas e locais diferentes, o impressionante é que as duas meninas tinham idades parecidas quando se acidentaram , entre 2 e 3 anos de vida , a Fernandinha completará 8 anos em Dezembro deste ano , as duas Familias se uniram para compartilhar experiências e com isto poder proporcionar uma recuperação mais rápida e confortável para elas .

A campanha está no ínicio e para que consigamos tornar o sonho, das duas famílias, realidade precisamos muito de você ! Nos ajude a ajudar a Olivinha e Fernandinha.


Comunidade no Orkut:
Olivinha e Fernandinha OFICIAL
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=92507281

JOAQUIM O MENINO SONHO

Acesse o Blog: http://www.meninosonho.blogspot.com e conheça o drama do Joaquim, relatado pela mamãe Sandra Correa, e saibam que o sonho é possível...Joaquim precisa ir para à China em busca da cura.
Também inspirados no caso de Clarinha e com as orientações do Carlos, pai da Clarinha, a família do Joaquim decidiu por lutarem também pela vida do pequeno filho e vão em busca de esperança..da única esperança possível, hoje, para o menino: o Tratamento com Células Tronco na China, visto que no Brasil esse tratamento ainda está em estudo...mas os pequenos não podem esperar...eles precisam se desenvolver na infância e os seus pais coragens estão em busca de uma condição de vida melhor para o pequeno.

Por que o Joaquim precisa de nós ?


Joaquim tem paralisia cerebral, decorrente de um problema no parto, e sua única esperança de cura, hoje, é o tratamento com células tronco, que ainda está em estudo no Brasil e o único país, atualmente, que faz esse tratamento é a China.

Porém o custo é muito alto, U$ 40.000,00 (aproximadamente R$ 80.000,00) e os pais do menino não disponibilizam dessa quantia.
Por isso decidiram ir a luta e começaram uma Campanha em prol do menino Joaquim e nós podemos ajudá-los a tornar esse sonho realidade.

Os pais do Joaquim querem levá-lo para à China em setembro e portanto vão precisar da ajuda de amigos, familiares e de todos nós.

Contamos com vocês, mais uma vez, para nos ajudar a divulgar e colaborarem com a Campanha.


Comunidade no Orkut: Joaquim vai ficar bom
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91772392

MANU TAMBÉM PRECISA DE NÓS


Acesse o site: www.venhavermanu.com.br e conheça o drama da pequena Manuela.

Manu tem um grave problema de visão chamado “HIPOPLASIA DO NERVO ÓPTICO”.

Trata-se de uma atrofia nos nervos que ligam os olhos ao cérebro e por este motivo, ela ainda não pode enxergar.
Os pais da pequena tomaram conhecimento de que na “China Stem Cell News" (http://www.stemcellschina.com/)”, um centro avançado de tratamento com células-tronco tem alcançado resultados de bom a excelente. O tratamento consiste em 4 aplicações com célula tronco, uma em cada semana. A estada neste País é em torno de 25 a 30 dias. O tratamento fica em torno de U$ 40.000,00 (quarenta mil dólares).

E começaram uma grande campanha na Internet e fora dela e também estão na reta final, mas ainda falta um pouco. o Gráfico atualmente está em 77,25% e precisam dos 100 % para poderem embarcar, em setembro, para à China com a pequena para o tratamento com células-tronco.

Comunidade no Orkut: Venha ver Manu!
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=80385485


JUNTOS PELA VIDA DO LUQUINHAS


AJUDE O LUCAS HENRIQUE BABOLIM

Acesse o site: www.juntospelavida.com.br e conheça o drama dos pais do pequeno Lucas Babolim que viram a infância de seu amado filho ser, irresponsavelmente, interrompida.
Lucas era uma criança saudável até os 5 anos e meio de idade, quando brincava na garagem do seu prédio e uma vizinha passou com o carro em cima do seu pezinho. Lucas teve uma fratura exposta e teve que ser levado para uma cirurgia, aparentemente simples, que duraria no máximo 45 minutos, mas não foi o que aconteceu.
Lucas ficou por 15 minutos sem oxigênio e entrou em coma, hoje, 1 ano e meio, após o ocorrido , Lucas vive em estado neurovegetativo e sua única chance, hoje, de cura é o tratamento com células-tronco.

Os pais, inspirados no caso da Clarinha resolveram ir á luta e começaram uma grande campanha pela vida de Lucas, campanha essa que está circulando na internet e fora dela há cerca de 7 meses e agora estão na reta final. O tratamento custa 150.000,00 e ainda falta um pouco. Arrecadaram 93,7% do valor do tratamento, mas precisam arrecadar o restante, até o dia 10/08/09, data em que o pequeno embarca, com os pais, para à China em busca do tratamento, com células-tronco, que será feito pela clínica Beike Biotech, o site da clínica é esse: www.beikebiotech.com

Nos ajude a Ajudar o Luquinhas !

Precisamos que o gráfico chegue aos 100% e contamos com a ajuda de todos.

Comunidade no orkut: Ajude o Lucas Henrique Babolim
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=85262197

CLARINHA A MENINA SORRISO


Clarinha, a menina sorriso de Pernambuco, é a primeira criança, brasileira, a fazer o tratamento com células-tronco na China.
Clarinha tem paralisia cerebral, decorrente um problema no parto e os pais da pequena, não satisfeitos com as limitações de vida da menina e impacientes com a demora na liberação do tratamento com células-tronco no Brasil, depois de muito pesquisarem, decidiram que o melhor para a menina seria irem em busca de sua única esperança, hoje de cura, e mesmo diante de todas as controversas e empecilhos foram à luta e depois de uma Campanha feita pela Internet, de aproximadamente 6 meses, conseguiram embarcar para à China com a menina e um mês após as 6 aplicações de células-tronco, deram uma entrevista apresentando os, já visíveis, progressos da Clarinha.

Assistam o vídeo e confiram no Blog: http://www.umrealporumsonho.com.br/blog/

Site Oficial: http://www.umrealporumsonho.com.br





CLARINHA A PRIMEIRA BRASILEIRA A FAZER O TRATAMENTO COM CÉLULAS TRONCO, NA CHINA.

"No Brasil os médicos acham que tudo é muito novo e preferem esperar. Tudo bem esperar enquanto não é o filho deles, mas eu tenho que fazer alguma coisa por Clarinha", disse à BBC Brasil Carlos Pereira, pai da menina"

Na Íntegra: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3760406-EI238,00-Menina+brasileira+faz+tratamento+com+celulastronco+na+China.html#scroll

Comunidade no orkut: Um Real por Um Sonho
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=50101940



CÉLULAS-TRONCO



CÉLULAS-TRONCO
ESPERANÇA PARA O FUTURO DA MEDICINA

O que são células-tronco?

Surgidas a partir do desenvolvimento do zigoto, as células-tronco embrionárias têm a capacidade de gerar todos os tipos celulares existentes no organismo adulto.

O corpo humano é formado por cerca de 200 tipos distintos de células, que se juntam de diversas maneiras a fim de constituir nossos tecidos. Assim, temos células tão diferentes como as células musculares, com a capacidade de se contraírem e de realizar trabalhos mecânicos; as células nervosas, que geram e transmitem os impulsos nervosos; as células do fígado, responsáveis pela desintoxicação do organismo; certas células do pâncreas, que produzem insulina; e outras.

Todas essas células, em última análise, provêm de uma única célula inicial, resultante da fecundação de um óvulo por um espermatozóide, a chamada célulaovo ou zigoto. Ao longo do desenvolvimento embrionário, essa célula se divide e, em seguida, as células-filhas fazem o mesmo e assim por diante. À medida que ocorre essa multiplicação celular, as células-filhas vão tomando diferentes “decisões”, adquirem uma morfologia própria e se especializam numa função específica, participando dessa forma da construção do organismo.

Somos então levados à surpreendente conclusão de que o zigoto deve conter, em suas instruções genéticas, todas as informações necessárias à formação de todas essas células. E de fato, o zigoto pode ser considerado a célula-tronco prototípica, isto é, uma célula totipotente, capaz de dar origem a todos os tipos celulares existentes num organismo adulto.

Uma célula-tronco (em inglês, stem cell) é, portanto, uma célula não especializada, ou seja, que ainda não se diferenciou em nenhum tipo celular específico. Nesse sentido, o termo tronco (ou “haste”, que é o significado da palavra stem na língua inglesa) é muito adequado. Imagine uma árvore na qual o tronco principal, único, se ramifica em vários galhos, e cada galho em outros ainda mais delgados, e assim por diante até chegarmos às folhas. Essa árvore representaria então o desenvolvimento embrionário de um animal: desde o zigoto até a efetiva formação de todos os diferentes tipos celulares presentes no corpo do adulto.

Características das células-tronco

As células-tronco mostram três propriedades fundamentais: auto-renovação, proliferação e diferenciação.

Na auto-renovação, que ocorre por mitoses, as células-tronco geram cópias idênticas de si mesmas. O importante, nesse caso, é que a população dessas células pode manter seu número mais ou menos constante, mesmo quando parte delas segue o caminho da diferenciação (ou seja, o organismo mantém um “estoque” permanente daquelas células-tronco).

A proliferação, também por mitoses, garante um número adequado de células-tronco num dado local do organismo, em um determinado momento de seu desenvolvimento.

A diferenciação permite o surgimento de tipos celulares distintos, em termos morfológicos e funcionais e, por extensão, de tecidos e órgãos especializados. O processo de diferenciação é regulado pela expressão preferencial de genes específicos nas células-tronco, mas ainda não se sabe em detalhes como ocorre. Certamente, isso depende também do microambiente em que a célula-tronco está inserida — ou seja, pela influência exercida pelas células da vizinhança e pela presença (ou ausência) de variados fatores de diferenciação celular.

Algumas células do nosso corpo, como os neurônios e as hemácias, atingem um estado diferenciado e maduro e a partir de então não mais se dividem. Já algumas outras células, embora usualmente não se dividam, podem fazê-lo rapidamente quando expostas aos sinais apropriados. Um exemplo disso são as células-tronco adultas, presentes em várias partes do corpo humano, que passam a se dividir quando ocorre uma lesão naquele tecido, a fim de compensar as células perdidas.

Nem todas as células-tronco têm o mesmo potencial para a diferenciação

Já dissemos que a célula-tronco por excelência é o zigoto, porque ela é uma célula totipotente, isto é, capaz de formar tanto o embrião (e, portanto, todo o organismo adulto) como também uma estrutura extraembrionária, a placenta. O processo de clivagem (ou segmentação) do zigoto produz então, por volta do terceiro ou quarto dia após a fecundação, uma estrutura chamada mórula, composta por 16-32 células num arranjo compacto, que lembra uma amora. Nesta etapa as células que compõem o embrião ainda são totipotentes.

Etapas iniciais no desenvolvimento embrionário humano.

Por volta do quinto dia, o embrião humano encontrase na fase de blastocisto, um estágio de 32-64 células com a forma de uma esfera oca. A camada mais externa de células dessa esfera, chamada trofoblasto, dará origem aos tecidos extra-embrionários (placenta). No interior da esfera, um agrupamento de células localizado em um dos lados da cavidade (a massa celular interna ) dará origem ao embrião propriamente dito.

As células da massa celular interna já não apresentam um potencial tão completo de diferenciação quanto o das células anteriores: são capazes de dar origem a todas as estruturas do embrião, mas não aos tecidos placentários. Essas células são então consideradas células-tronco pluripotentes.

Blastocisto humano de cinco dias, mostrando o trofoblasto e a massa celular interna (ou embrioblasto).

À medida que o embrião se desenvolve, as células que o compõem mostram um potencial para diferenciação cada vez menor. Passamos então de células pluripotentes para células multipotentes (isto é, capazes de dar origem a um número menor de células especializadas) e destas para as células progenitoras (ou precursoras). As células progenitoras já não podem ser consideradas como células-tronco, pois ao se dividir não produzem outras células progenitoras similares. Ao contrário, as células resultantes da divisão adquirem uma morfologia e fisiologia próprias, especializando-se no desempenho de uma tarefa específica no organismo (células diferenciadas).

Retomando a imagem da “árvore” que fizemos anteriormente, representando o desenvolvimento embrionário até a formação de um organismo adulto, veríamos que, a partir dos galhos mais grossos (células-tronco pluripotentes), os ramos vão se bifurcando (células-tronco multipotentes) e ficando cada vez mais finos (células progenitoras), até chegarem às folhas (que representam os tipos celulares já completamente diferenciados).

Fonte: veja.abril.com.br

Dúvidas comuns


1) O que é uma célula-tronco?

Célula-tronco ou célula mãe é uma célula indiferenciada, capaz de se transformar em todos os tipos de células que formam os diferentes tecidos do corpo humano. Por isso,elas são capazes também de regenerar órgãos e tecidos lesionados, promovendo a recuperação dos mesmos. Este tipo de tratamento chama-se TERAPIA CELULAR.

2) Quais as doenças que podem ser tratadas com células-tronco hoje?
3) Porque coletar as células-tronco do sangue do cordão umbilical?
4) Quais as principais fontes de células-tronco?
5) Há quanto tempo a ciência vem utilizando o sangue de cordão umbilical como fonte de células-tronco?
6) Quanto tempo duram as célula-tronco armazenadas no CCB?
7) Como é feita a coleta do sangue de cordão?
8) A Maternidade cobra alguma coisa pela coleta?
9) Quando é que devo decidir?
10) Bebês prematuros podem coletar o sangue do cordão umbilical?
11) O que acontece se o meu parto antecipar ou nascer de madrugada?
12) O que é um banco público de células-tronco?
13) No banco público, as células-tronco são minhas?
14) Como são identificadas as amostras com células-tronco no CCB?
15) Qual é o custo pela Coleta, Processamento, Congelamento e o Armazenamento das células-tronco?
16) Há quanto tempo o CCB tem estocado sangue do cordão umbilical?
17) Se eu precisar utilizar as células-tronco, como devo proceder?
18) Se eu preservar o sangue do cordão umbilical de um filho, devo fazer o mesmo com o seguinte?
19) Se o CCB fechar, o que acontecerá com as células-tronco armazenadas?
20) O que acontece se eu parar de pagar a manutenção?
21) Moro fora do local de cobertura de vocês e gostaria de armazenar o sangue do meu filho?
22) Se eu estiver grávida de gêmeos?
23) Caso queira antecipar o pagamento da manutenção, terei desconto?
24) E se eu ainda não assinei o contrato e me decidir de última hora?

Respostas: http://www.ccb.med.br/cc_duvidas.asp

Coleta de Células-Tronco de Cordão Umbilical





Como, quando e onde começou tudo...

A primeira experiência com células-tronco no mundo, foi em 1930 quando HANS SPEMANN e JACQUES LOEB (Alemanha)– com óvulo fecundado de girino, (célula-tronco) conseguiram gerar dois girinos separando a primeira divisão de um zigoto. Fizeram também com a segunda divisão, com 4 células-tronco (1938). Após isto, lançaram o seguinte desafio:

O núcleo de uma célula diferenciada seria capaz de gerar um indivíduo adulto se for transplantado para um óvulo enucleado?

A resposta veio em 1996 com a ovelha DOLLY, que utilizou exatamente esta técnica, que precisou de 250 tentativas para obter êxito.

E 1968, foi feito o primeiro transplante de medula, isto é, o primeiro transplante de células-tronco adultas, para tratamento de leucemia, pois acreditava-se que as células-tronco, por serem hematopoiéticas (derivadas do sangue) só poderiam se transformar em células do sangue.

Em 1988, na França, foi feito o primeiro transplante de células-tronco do sangue do cordão umbilical, de uma irmã para outro, com resultados positivos, na cura de uma Anemia de Fanconi.

1998 – novembro – Dr. James Thomson – Universidade Wisconsin, em Madison/EUA – extraiu a primeira célula-tronco de um embrião descartado em clínica de fertilidade e assim criou a primeira linhagem de células-tronco de embriões do mundo. Reação de revolta no mundo por algumas entidades.

Fonte: http://www.ccb.med.br/ct_historia.asp