quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Célula-tronco: sucesso no tratamento de vítimas de AVC

Célula-tronco: sucesso no tratamento de vítimas de AVC

As células-tronco estão mudando a vida de pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral.

A reportagem é de Laura Medina, de Porto Alegre (RS).

No sul do país, uma pesquisa para tratamento de derrame com células-tronco mostra que a técnica pode ser eficiente para diminuir as seqüelas causadas pelo acidente vascular cerebral (AVC).

O hospital da PUC em Porto Alegre (RS) está fazendo três pesquisas com células-tronco adultas que podem ajudar no tratamento de pacientes com coração dilatado e problemas nos nervos que controlam os movimentos dos braços e das pernas.
O estudo também tem como alvo pacientes com isquemia vascular extensa.
Este tipo derrame é causado por um coágulo de sangue que obstrui uma artéria do cérebro. O fluxo sanguíneo é interrompido e o oxigênio não chega ao tecido cerebral.
O neurologista Maurício Friedrich salienta que a probabilidade de uma seqüela é grande e, nesses casos, não há tratamento.

As células-tronco são retiradas da medula óssea do próprio paciente.
E, por um cateter, são introduzidas na perna até a parte lesada do cérebro.

Os resultados dos primeiros pacientes que utilizaram a técnica surpreenderam.

Imagina-se que possa haver uma substituição desse tecido cerebral lesado por essas células que podem propiciar o crescimento de novos neurônios e também das substâncias que ligam os neurônios.

Aos 41 anos, Ângela Maria Athanásio nunca pensou que, tão jovem, sofreria um derrame. Ela conta que estava numa parada de ônibus quando sentiu uma dormência muito forte em todo o lado esquerdo do corpo.
Aí, sentiu dor de cabeça e não consegui mais caminhar.

Com as células-tronco, em 15 dias, já se sentia melhor, e hoje, dois meses depois, diz que está nova.

Os médicos ainda estão estudando a parte do cérebro da paciente que recebeu a injeção de células-tronco. Querem saber se a técnica representa algum risco.

Para afirmar categoricamente que essa paciente teve um benefício com células-tronco é importante que nos aguardemos o final da pesquisa.

Fonte: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL479919-10344,00-CELULATRONCO+SUCESSO+NO+TRATAMENTO+DE+VITIMAS+DE+AVC.html

2 comentários:

  1. Oi amiga... passando pra ver as novidades... que essas pesquisas sejam logo concluidas e que possamos ver esses tratamentos efetuados no Brasil... vamos torcer para logo... bjinhosss

    ResponderExcluir
  2. oi me chamo Silvana e moro em pelotas rs, estou a proucura de contato com a pessoa que fez a pesquisa de celula tronco. Por que minha mãe teve um avc de tronco e estamos a proucura de todos os recursos para a melhora dela. Meu email é silvanatmelo@yahoo.com.br. Desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir