sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Esperança para os paraplégicos

Nova técnica com uso de células-tronco devolve a paraplégicos sensibilidade e reflexos

Rio - Vinte brasileiros paraplégicos serão os primeiros a testar um tratamento com células-tronco que promete recuperar parte da sensibilidade e dos reflexos dos pacientes. O estudo pioneiro começou na semana passada e está sendo desenvolvido pelo Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael, em Salvador, em parceria com a Fiocruz e o Hospital Espanhol.

Segundo o coordenador do estudo, Ricardo Ribeiro, na primeira fase será testada a segurança do procedimento: riscos e efeitos colaterais. Na segunda fase — que ainda não tem data para começar — o número de voluntários deve aumentar para cerca de 60 pacientes.


“Na primeira fase já esperamos que a qualidade de vida desses pacientes melhore, principalmente em relação ao controle dos esfíncteres anal e uretral. Se conseguirmos que eles tenham essa melhora, já será um ganho”, afirmou Ribeiro. “Não estamos preparando ninguém para correr maratona”, ponderou o especialista.

De acordo com Ribeiro, em testes com cães e gatos paraplégicos, foi possível notar melhoras em menos de um mês. Em quase metade dos casos, os animais recuperaram parcialmente os movimentos.

A princípio, os testes serão restritos a pessoas que ficaram paraplégicas há pelo menos 6 meses por acidentes de trânsito. Entretanto, a seleção de pacientes para a segunda fase ainda está em andamento. Interessados devem enviar um email para ticiana@cbtchsr.org.

Ponto para os Chineses!

Eles estão desde 2002 fazendo o que o Brasil começa agora a fazer !

Yoko é prova disso:

Quase dois meses depois de viajar para a China, a estudante Yoko Farias, 26 anos, está de volta ao Recife. A jovem, que foi para o outro lado do mundo em busca de tratamento com células-tronco para ajudar na recuperação de uma lesão medular que provocou paralisia nos seus membros superiores e inferiores, chegou à capital pernambucana na madrugada da sexta-feira passada.

Esperançosa, Yoko já apresenta melhora na sensibilidade em algumas áreas do corpo. Também conseguiu adquirir mais força muscular. E assim, demonstra mais controle dos movimentos que antes tinha dificuldade de realizar. Yoko ficou tetraplégica após um acidente numa cama elástica, em julho de 2004, quando fraturou a coluna.

Na íntegra: YOKO VOLTA DA CHINA E APRESENTA MELHORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário