quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Pesquisa confirma papel-chave de células-tronco cancerígenas

Pesquisa confirma papel-chave de células-tronco cancerígenas

WASHINGTON — Os portadores de leucemia com células-tronco cancerígenas particularmente ativas têm um prognóstico menos favorável, revela uma pesquisa publicada nesta terça-feira no Journal of the American Medical Association (Jama).
O trabalho confirma a hipótese de que as células-tronco cancerígenas têm papel na resistência de certos tipos de câncer a tratamentos, e também na reincidência.
Alguns tipos de câncer poderiam derivar desta pequena população de células cancerígenas particularmente pouco sensíveis aos tratamentos e capazes de se regenerar, destacam os autores do estudo, da Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, na Califórnia.
Estas células também poderiam ser utilizadas para prever a evolução de certos tipos de câncer, assim como para adaptar os tratamentos.
"As implicações clínicas deste conceito são enormes", disse o doutor Ash Alizadeh, professor de oncologia em Stanford e um dos autores do estudo.
"Se não conseguirmos conceber terapias que visem as células capazes de se regenerar e resistentes à quimioterapia, os pacientes continuarão a sofrer recaídas".
O estudo envolveu cerca de mil pacientes com leucemia mieloblástica aguda, o tipo de câncer de sangue mais agressivo, que eram tratados na Grã-Bretanha, Alemanha, Japão e Estados Unidos.
Os pesquisadores compararam os níveis de atividade dos genes das células-tronco dos pacientes e constataram que quanto mais alto, menor era a chance de sobrevivência.
Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário