domingo, 2 de agosto de 2009

Bahia faz transplante de células-tronco para tratar anemia falciforme


Bahia faz transplante de células-tronco para tratar anemia falciforme

31/7/2009

A Bahia é o estado com maior número de pacientes com anemia falciforme, mas é também o único estado onde é feito o transplante de células-tronco para tratar uma das consequências da doença, as dores nas articulações.

Assista o vídeo da matéria:

http://wm.globo.com/webmedia/windows.asx?usuario=ibahia&tipo=ondemand&path=/programastv/batv/transplante_celulas.wmv

Tranquila, a aposentada Francimeire de Assis dispensou a maca e é levada para a sala de cirurgia por causa de uma lesão no lado esquerdo do fêmur, causada pela falta de circulação nos ossos – lesão desenvolvida por quase 10% dos portadores de anemia falciforme.

‘Eu não aguentava subir uma escada e nem fazer uma longa caminhada. Sentia muitas dores’, conta. A recomendação médica é o transplante de células-tronco. ‘O transplante é indicado no momento em que a cabeça femural está necrosando na fase inicial’, explica o médico Gildásio Daltro.

A operação é feita por dois médicos. Primeiro, o hematologista aspira células da medula da paciente. O material é colocado em uma máquina para isolar as células-tronco das outras que compõem o sangue.

É por um pequeno corte de dois centímetros que o pesquisador coloca uma sonda até o local da lesão. Em seguida, injeta na parte do osso lesionada 40ml de células-tronco.

No Brasil, o transplante de células-tronco nos portadores de anemia falciforme só é realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia.

Até agora, os pacientes transplantados conseguiram recuperar mais de 80% dos movimentos. ‘A partir de 45 dias começa a restauração e a regeneração desse tecido ósseo. Em torno de seis meses tem os movimentos recuperados’, prevê o especialista.

Vinte cirurgias como esta já foram feitas. Outras 30 estão programadas até dezembro deste ano.

Fonte: http://ibahia.globo.com/batv/materias_texto.asp?modulo=2912&codigo=210878batv/materias_texto.asp?modulo=2912&codigo=210878

5 comentários:

  1. espero que vocês da bahia possam me ajudar, pois fui atropelado em 2003,em cima do passeio, já fiz quatro cirurgias, duas no ombro esquerdo e duas coluna lombar, colocando quatro parafusos de titânio e gases entre as vertebras, estou na cadeira de rodas.Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi eu sou a caroline tenho 5 anos e sou portadora da paralisia celebral mais Deus quando faz a obra ele faz completa por isso eu peço ao senhores responsaveis a esse site pra que me ajude na divulgação da minha necessidade de fazer o transplante de medula na china,bom logico não sou eu que estou falando são meus pais que são os primeiros lutadores e batalhadores em busca da luz que Deus deixou na china mais sozinho eles não conseguem por isso conto com o responsavel desse site que realize meu sonho que é estar do lado dessas crianças que se encontrão nesse site por que ao ver dos meus pais é o começo dessa luta fiquem com Deus e fico otimista esperão que vejam com carinho aqui vai meu Blog e o msn da minha mãe:Blo:http://carolinevitoriavenceslau.blogspot.com/
    Msn:silvanacesarcarol@hotmail.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! Meu nome é Caroline Augusto, tenho 16 anos, sou portadora da anemia falciforme, moro em Cabo Frio. Preciso fazer o transplante de células-tronco, aqui em Cabo Frio não temos esse precedimento, queria sabe como entra em contato com o doutor Gildásio Daltro ? Por favor, preciso de uma resposta, me ajudem. Atenciosamente, obrigada !

      Excluir
  3. Boa tarde! Eu me chamo Eliana Barbosa, tenho 45 anos, sou de São Paulo e sou falciforme. Faço tratamento desde os oito anos e há catorze anos surgiu úlcera no meu tornozelo esquerdo,há cinco anos surgiu outra ferida no pé o qual limitou-me bastante, a partir dai eu já não consigo quase andar, pois sinto muitas dores. Estou muito limitada.... Só esse ano eu já peguei cinco infecções nos pés, já não aquento mais de tanto sofrimento! Quero fazer o transplante de células- tronco é a minha única esperança, por favor me ajudem! Entrem em contato comigo enviando-me como entrar em contato com o Dr. Gildásio Daltro ou com a equipe dele.O meu e-mail é: elialife_37@hotmail.com Fico aguardando uma resposta desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá eu tenho um filho de 6 meses,e ele tem animia falciforme ,eu queria saber tem cura pra ele ???

    ResponderExcluir