sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Evento reúne as maiores autoridades em células-tronco do Brasil e Argentina

O Programa Binacional de Terapia Celular Brasil/Argentina e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promovem, de segunda (6) a sábado (11), no Parque Tecnológico da PUCPR, o Curso de Isolamento e Cultivo de Células-Tronco Mesenquimais em Condições GMP (Good manufacturing practice).

Patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso reunirá as maiores autoridades em células-tronco do Brasil e Argentina e contará com cerca de 70 participantes dos dois países.
Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR e do Programa Binacional de Terapia Celular Brasil/Argentina, Paulo Roberto Brofman, o curso é a primeira atividade do Programa e tem como objetivo discutir e estabelecer as normas de cultivo com células-tronco mesenquimais, além de formar mão-de-obra qualificada para atuação em pesquisas nos dois países.


As células-tronco mesenquimais são células progenitoras encontradas em muitos tecidos adultos e apresentam um grande potencial em terapia celular pela capacidade de se diferenciar in vitro em vários tipos de tecidos.

Entre os palestrantes do curso, destaque para o coordenador do Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR) dos Estados Unidos, Marcelo Pasquini, que falará sobre o desenvolvimento do registro internacional de terapia celular. Fernando J. Pitossi, do Laboratory of Regenerative and Protective Therapies of the CNS (Leloir) da Argentina, uma das maiores autoridades em células-tronco mesenquimais e doenças neurológicas, falará sobre terapia genética com células-tronco mesenquimais.

Outros destaques são a coordenadora do Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical da Argentina, Cecília Gamba; Julio Cesar Voltarelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Rosalia Mendez Otero, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho; Antonio Carlos Campos de Carvalho, do Instituto Nacional de Cardiologia (RJ) e coordenador da Rede Nacional de Terapia Celular; e Ricardo Ribeiro dos Santos, do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz – Fiocruz e coordenador do Centro de Tecnologia Celular da Bahia.

Assessoria de Comunicação da APC

3 comentários:

  1. Sandra, boa tarde.
    Por favor, precisamos de uma informação e talvez vc saiba nos orientar...
    Veja a história do Théo: www.theoduran.com.br
    Ele já foi à China 2x e agora pretendemos ir até Dusseldorf na Alemanha (se conseguirmos a verba). Nos disseram que na Alemanha não é confiável o tratamento e estamos perdidos.
    Falo em nome da Arlete, mãe do Théo. O e-mail dela é theoduran@hotmail.com
    Caso você possa se comunicar com ela, seremos muito gratos.
    Muito obrigada,
    Karen

    ResponderExcluir
  2. Karen,
    Não devo emitir opinião pessoal sobre esse assunto...a decisão tem que ser dos pais das crianças.
    Não posso afirmar se o tratamento na Alemanha é melhor ou pior do que o realizado na China, pois seria leviano da minha parte fazer uma afirmação sem conhecimento de causa.
    Eu divulgo o tratamento com células-tronco, pois acredito no tratamento...agora o melhor local a ser realizado o tratamento deve ser uma decisão dos pais das crianças.
    Sugiro que a Arlete contate os pais das crianças em campanha, eles de certo poderão ajudá-la de forma mais efetiva na decisão.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ajudei na organização e participei do curso.
    Excelente nível, ótimos trabalhos.
    Muito obrigado pela divulgação

    ResponderExcluir