quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Será o fim das células-tronco?


Cientistas convertem tecido da pele em célula do coração

Nova técnica pode ajudar tratamentos de doenças como Parkinson e Alzheimer


Cientistas conseguiram converter células adultas da pele em células do coração com batimento, sem a necessidade de passar antes pelo difícil processo de geração de células-tronco, que hoje são uma das grandes esperanças da medicina, por dar origem a praticamente todos os tecidos (conjunto de células com uma determinada função no organismo).
Hoje, essas células são estudadas para aplicação no tratamento de uma ampla gama de doenças, do mal de Parkinson à diabetes, passando por problemas renais e cardíacos. A ideia básica é usar as células-tronco para regenerar órgãos e tecidos danificados por esses males.
O novo método pode ajudar a desenvolver tratamentos para diversas doenças que envolvam perda ou danos em células (como o mal de Parkinson e Alzheimer). O estudo do Instituto de Pesquisa Scripps foi publicado na revista Nature Cell Biology.

Cientistas têm tentado desenvolver maneiras de "reprogramar" células adultas humanas para um estado embrionário (ou pluripotente), no qual elas possam se dividir e diferenciar em qualquer tipo de célula. Essa técnica pretende usar células do próprio paciente para criar células necessárias do coração ou do cérebro e consertar tecidos danificados. O novo método é interessante porque "pula" o estágio de conversão das células adultas em células-tronco.
Fonte: R7

Um comentário:

  1. Importante essas descobertas e evoluçao da ciencia. Deste forma, mais pessoas terao mais possibilidades!

    ResponderExcluir