quarta-feira, 4 de maio de 2011

PERDEMOS MAIS UM ANJO À ESPERA DO TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO


Hoje, 04/05/2011, foi o enterro da pequena Pilar, às 10h no cemitério da passagem, em Extremoz-RN

Pilar Rezende Teixeira nasceu em 30 de março de 2004 na cidade de São Luiz do Maranhão, trigêmea com dois meninos, Samuel e Emanuel. Os trigêmeos nasceram saudáveis e passaram bem até que Pilar e Samuel contraíram infecção hospitalar (aos quatro dias de nascidos) na maternidade. O quadro de Samuel era mais grave, e ele foi mandado para UTI, já Pilar apresentou melhora em seu quadro de infecção e foi mandada pra casa.

Eliani, a mãe de Pilar, e as pessoas que conviviam com a menina, perceberam que ela não respondia totalmente aos estímulos (sons, imagens) e seu desenvolvimento era muito diferente de seu irmão Emanuel, que já engatinhava, balbuciava e se comportava da forma esperada para um bebê de sua idade. Eliani e seu marido Nelson levaram a filha a vários pediatras, que não esclareciam o que estava acontecendo com a criança, até que uma médica falou o que ocorria: Em conseqüência de paradas cardiorespiratórias decorrentes da infecção hospitalar, Pilar teve falta de oxigênio no cérebro e com isso paralisia cerebral grave, e consequentemente todas as implicações de uma vida cheia de dificuldades, motoras, auditivas, cognitivas, entre outros.

A família foi morar em Natal buscando melhores serviços médicos, sobretudo a UTI pediátrica para Samuel, que não existe em São Luiz. Infelizmente, no dia 05 de setembro de 2005, com um ano e cinco meses, Samuel faleceu vítima de um erro médico grotesco.


Pilar e Emanuel estavam com sete anos, e a menina passava grande parte de seu dia em terapias com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e outros profissionais que tentavam dar à garota melhores condições de vida possíveis. Pilar respirava sozinha e se alimentava de comidas pastosas, mas não andava, na falava, não conseguia sentar ou engatinhar, nem controlar seu tronco.
Apesar de todas essas limitações ela era uma criança feliz , e se divertia muito com seus familiares (dava boas gargalhadas!), adorava animais, crianças, brincadeiras  e banhos de piscina. 

Eliani, a mamãe de Pilar, descobriu que havia uma grande chance de melhorar a qualidade de vida de Pilar, o tratamento com células-tronco! Conversou com outros pais de crianças que foram fazer esse tratamento e enviou a documentação necessária para a Clínica na China e Pilar foi aceita para o tratamento.

Daí começaram uma campanha para angariar fundos e levarem a pequena em busca da esperança de uma melhor qualidade de vida, mas novamente, assim como no caso do pequeno Lucas Babolim, não houve tempo...Pilar não embarcou para à China...Pilar voou para o Céu!

Quantos ANJOS mais teremos que enterrar à espera do tratamento com células-tronco?!

Descanse em paz Pilar, que seu caminho seja repleto de luz e que Deus dê o conforto necessário aos seus papais para que possam atravessar esse momento de provação e superarem mais essa perda.

Enquanto esperamos que o tratamento com células-tronco seja aprovado no Brasil podemos mudar a realidade dessas famílias...podemos ajudá-los ir em busca da esperança de uma vida melhor para os seus filhos, basta ajudá-los a conseguir fazer o tratamento, nos países onde está sendo realizado com sucesso.

Não se omita! Não cruze os braços...ajude essas famílias!

Veja, ao lado, os Blogs das crianças que estão em campanha...Entre em contato com os pais das crianças e saiba como ajudá-los. Com tão pouco podemos fazer a diferença na vida desses pequenos...podemos significar a chance de mantê-los vivos!

3 comentários:

  1. Talvez quando estas crianças se tornarem atrizes globais, terao a fila respeitada.
    Para uma dessas celebridades, a procura é rapida e a operaçao é urgente.
    Para crianças, a espera e a morte.

    ResponderExcluir
  2. Fatalidade ou ERRO MÉDICO???

    Esse foi o recado que a Eliani, mamãe da Pilar me mandou pelo Orkut, explicando o que aconteceu com a menina.

    Por Eliani (Mamãe de Pilar)

    Oi, hoje me sinto com forças pra dizer o que aconteceu com minha princesa; dia 08 de abril ela foi fazer uma endoscopia e no dia seguinte ela teve vomito coisa que ela nunca teve, estranhei e levei ao hospital, ficou em observaçao e, depois vomitou sangue.
    Foi pra UTI, mas estava bem, dando muito trabalho pra pegar a veia, pois ela entendia tudo e também nunca tinha sido internada, então foi uma guerra, até ai tudo bem não precisou de oxigênio, estava bem, na terça já ia ter alta, até que um cirurgiáo, entre aspa, foi fazer um acesso pro soro e remédios, pois ela era muito arisca e relutava muito, e acabou fazendo, só que ela não acordou mais, estranhei, perguntei, mas como sempre os que se acham deuses não se importam com o que vc diz e à tarde ela teve um AVC e morte cerebral.
    Imagina, ela estava bem antes de fazer o acesso e estava no meu colo querendo ir embora, agitada por esta ali, ficou todos esses dias na UTI com aparelhos e dia 03/05 seu corpo não aguentou mais e se foi, não sei como vou viver sem ela, preciso que vcs me ajudem seja como for, tô sentindo uma dor tão grande que acho que vou enloquecer, gostaria que vc passasse pra Claudete o acontecido, e também pra outras mães, e que tenham muito cuidado com endoscopia.

    Um abraço e obrigada assim que puder vou voltar pra ajudar as mães, no momento tô arrasada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. O meu abraço carinhoso e fraterno a vc mamaezinha que hj sofre tanto, nada que eu disser vai poder tirar sua dor, só queria mesmo poder te dar um abraço e dizer que sinto tanto.....
    luciana mãe da GABI

    ResponderExcluir