quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Justiça americana vai lutar contra decisão desfavorável a pesquisas com células-tronco


Justiça americana vai lutar contra decisão desfavorável a pesquisas com células-tronco

O ministério da Justiça dos Estados Unidos informou nesta terça-feira (24), que apelará da decisão de um juiz federal de suspender as investigações sobre células-tronco embrionárias, financiadas com fundos federais.

A informação foi dada por Tracy Schmaler, porta-voz do ministério e se refere à decisão do juiz Royce Lamberth, que na última segunda-feira (23) suspendeu temporariamente o financiamento federal desse tipo de pesquisa com a explicação de que o procedimento envolve a destruição de embriões humanos.

- Pretendemos fazer a apelação (...) provavelmente esta semana."

Schmaler disse que o governo pedirá, ainda, que a aplicação da decisão esteja suspensa até que a corte de apelações se manifeste.

Durante um encontro com jornalistas em Martha's Vineyard, onde o presidente americano Barack Obama está de férias, Bill Burton, porta-voz da Casa Branca explicou ontem que "o presidente disse muito claramente que se trata de uma pesquisa muito importante, que permitirá salvar vidas". Burton acrescentou que o governo Obama continua estudando a decisão da justiça e considera todas as possibilidades.

Obama, suspendeu em março de 2009 uma proibição sobre o financiamento federal imposta pelo antecessor, George W. Bush, por razões morais e religiosas sobre as pesquisas científicas com células-tronco embrionárias.

A decisão do presidente de reverter a legislação do governo Bush foi saudada por muitos pesquisadores, para os quais o campo de pesquisa tem um grande potencial para tratar doenças graves como o Alzheimer, o mal de Parkinson e o diabetes.

Fonte: R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário